Via Franca Turismo

Via Franca Turismo

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

A retomada do turismo

 


Segundo a OMT (Organização Mundial do Turismo), até 2019, um em cada dez empregos no mundo estava ligado à área do turismo. Com a chegada da covid-19, o impacto no setor foi gigantesco... Calcula-se que quase 100 milhões de emprego ligados ao turismo estão em risco, atualmente.

No Brasil, mesmo com uma pequena retomada neste segundo semestre, o setor amarga uma queda de 38,8% em relação ao ano passado, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Com a segunda onda de contaminação fechando vários destinos tradicionais no mundo, o brasileiro olha com carinho para o mercado doméstico, principalmente os lugares mais próximos (usando o seu próprio carro)... Para que o nosso país possa ter uma retomada mais segura, somente com a vacinação em massa da população, algo bem improvável no decorrer do primeiro semestre do próximo ano, pois alguns grupos é que receberão as primeiras doses, segundo uma prioridade estabelecida pelo governo.

Então, antes da vacina, a esperança é controlar/conter a contaminação... E nada mais importante que seguir as recomendações do uso de máscara (não entendo o porquê da reticência de muitos, em usá-la), manter uma distância segura de outras pessoas, evitar aglomerações e, principalmente, atentar-se para a higiene, não só das mãos, abusando do uso de sabão e álcool em gel.

As empresas que já estão organizando pequeno grupos, principalmente de ecoturismo, tem que se atentar às normas estabelecidas pelo Ministério do Turismo, que criou o selo "Turismo Responsável Limpo e Seguro" e aos turistas recomendo a observância dessas normas e, principalmente, consultar se o prestador está cadastrado no Cadastur (a conferência é fácil pelo site www.cadastur.turismo.gov.br).

É muito comum um grupo expressivo de consumidores observar antes de tudo o preço para decidir adquirir um produto ou serviço... A segurança também tem que ser prioridade. No caso de pacotes turísticos, a máxima do "barato pode sair caro" é bem verdadeira, pois muitas vezes há uma contenção de custos em detrimento de itens de segurança, o que traz muitos riscos, ainda mais agora, em época de pandemia... Por isso, observe o número de passageiros embarcados em ônibus e vans (tenho visto empresas saindo com lotação total nos seus destinos), a higienização de lugares comuns, a exposição à fatores contaminantes, a aferição de temperatura, entre outras coisas.

Viajar é viver... E já não aguentamos mais este isolamento ou a limitação da nossa circulação, mas antes de tudo, a nossa vida e a segurança de todos (prestadores e turistas) tem que vir em primeiro lugar. Sejamos responsáveis... Temos que redobrar os cuidados para que tudo isso passe o mais rápido possível e que a nossa atividade volte com toda a força em 2021, não só recuperando o que foi perdido neste ano, mas também com um crescimento real.

Então, para quem já está montando os seus grupos e para quem já marcou a sua viagem, não se esqueça: somente contrate os serviços de prestadores legalizados, respeite as normas do Mtur, máscara, distanciamento e higiene...

E muita esperança para todos nós!!!!

Evanir B. Penna (professor de Geografia, guia de turismo e sócio proprietário da Via Franca Turismo)

PS.: a imagem foi feita no Parque Estadual da Cantareira, núcleo Pedra Grande, localizado na zona Norte da cidade de São Paulo (SP). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário