Via Franca Turismo

Via Franca Turismo

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Arte cinética no Sesc Avenida Paulista: "Oficina Molina - Palatnik"

Desde criança sou apaixonado pelo cinetismo de móbiles e desenhos com abuso de sombras e formas geométricas que eu sempre criava... E um dos principais representantes da arte cinética brasileira, Abraham Palatnik, falecido este ano, vítima do Covid-19, recebeu uma homenagem do Sesc-SP através da exposição de algumas peças produzidas por ele que compõem o acervo da instituição.

Além do genial pioneiro da inserção do movimento mecânico e da luz na arte moderna brasileira, há também obras do autodidata Manuel Josette Molina (ou simplesmente, Mestre Molina), que tive o prazer de conhecer pessoalmente na década de 90 no Sesc Pompeia, com os seus lúdicos e encantadores objetos (sou um admirador declarado, dele). Inclusive, uma das boas imagens que guardo da minha infância se refere à visitas que fazia a um artesão, amigo do meu pai, que reproduzia cenas em madeira do cotidiano de Franca, com movimentos produzidos por uma engenhoca muito maluca (as imagens eram hipnóticas, rsrs) e também do presépio com movimento exposto inicialmente no Bar Minerva, na Rua Voluntários da Franca, e, posteriormente, no Clube dos Bagres, semelhante ao que o Mestre Molina criava.

Denominada "Oficina Molina - Palatnik" a exposição é gratuita, ocupa a praça do Sesc Avenida Paulista e vai até 27 de março de 2021, com horários entre 10h e 20h, mas disponível para apenas para 10 pessoas com agendamento prévio pelo site da instituição ou no link https://www.sescsp.org.br/programacao/223406_OFICINA+MOLINA+PALATNIK 

Não há visitação espontânea, sem agendamento, e para adentrar à exposição é necessário o cumprimento dos seus protocolos de segurança, que inclui o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Eu precisava dar uma passada no Hospital Santa Catarina, que fica em frente ao Sesc Avenida Paulista, então aproveitei o deslocamento para agendar a visita à exposição... Gostei muito, apesar de contar com poucas peças (duas delas estavam sem movimento, em manutenção)... Foi nostálgico... 








Nenhum comentário:

Postar um comentário